Unidades escolares mobilizam estudantes em ação solidária
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Apoio ao Protagonismo Juvenil promoveu em parceria com as 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs) e com as escolas da rede estadual, a ação “Protagonismo Solidário”. O projeto mobilizou estudantes e servidores com o objetivo de arrecadar alimentos, itens de higiene pessoal e vestuário, para serem distribuídos para famílias e instituições em situação de vulnerabilidade social.
Durante a ação os líderes dos grêmios estudantis demonstraram como o protagonismo jovem pode transcender os muros escolares e alcançar as comunidades em causas de extrema relevância. Os estudantes líderes foram protagonistas desde a organização até a execução.
O gerente de Apoio ao Protagonismo Juvenil, Júlio César da Rocha, enfatizou a importância de ações como essa para fortalecer o papel dos estudantes como agentes de transformação. “Nós, enquanto gerência, acreditamos no poder do protagonismo jovem e fazemos questão de oferecer o apoio necessário para que esses estudantes possam continuar liderando ações transformadoras. Ver os grêmios estudantis se mobilizando, quebrando barreiras e ajudando suas comunidades reforça a importância de investir em iniciativas que promovam o protagonismo e a cidadania”, afirmou.
A estudante e secretária do Grêmio Poder da União, da Escola Estadual Professor Zulmira Magalhães, de Arraias, explica que ajudou a mobilizar os demais estudantes da sua escola. “Falamos que estaríamos recebendo itens para serem doados, como brinquedos, roupas e alimentos. Confeccionamos uma caixa para receber as doações. No final da ação conseguimos arrecadar roupas, que foram doadas para duas estudantes da escola”.
No Colégio Militar Jacy Alves de Barros, de Arraias, o projeto contou com o trabalho conjunto da equipe multiprofissional e dos líderes protagonistas. A professora Genise Martins de Souza Aquino explica que cada um teve um papel fundamental durante a ação. “Cada turma ficou responsável por arrecadar um item específico, como alimentos e produtos de higiene, e fizemos a entrega à Casa de Apoio aos Idosos de Arraias e à Conferência São Vicente de Paulo. Foi um momento especial que uniu estudantes, servidores e a comunidade em prol do bem coletivo”.