CIDADES
BRK apresenta painéis em reunião técnica da AESBE em Araguaína
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, marcou presença na Reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CTDO) da Associação Brasileira de Empresas de Saneamento Básico (AESBE), realizada em Araguaína nos dias 8 e 9 de agosto. Na ocasião, os gerentes regionais de operação, Pedro Gobbo e Lucas Damaceno, ministraram palestras para técnicos de 24 companhias de saneamento do Brasil.
No decorrer do encontro, a BRK se destacou ao apresentar dois painéis sobre o cenário atual do saneamento no Tocantins. O gerente Pedro Gobbo discorreu sobre “Sustentabilidade e práticas de inocação no Saneamento Básico do Tocantins”, abordando temas como gestão de extravasamentos, gestão de perdas, eficiência energética e sustentabilidade, entre outros. O gerente Lucas Damaceno, por sua vez, apresentou uma palestra sobre o avanço do saneamento básico em Araguaína, enfatizando a operação da nova estação e os investimentos feitos.
O ponto alto do encontro foi a visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra. O coordenador da CTDO e gerente de Desenvolvimento Operacional da Companhia de Saneamento do Mato Grosso do Sul (Sanesul), Elthon Teixeira, enalteceu as operações da estação, considerando-a um modelo de referência nacional. “Araguaína conta com uma ETE referência para todo o país e a oportunidade de conhecer in loco enriquece a nossa CTDO”.
Para o diretor-presidente da BRK, José Mário Ribeiro, o encontro permitiu aos participantes conhecerem as potencialidades das tecnologias utilizadas em Araguaína no saneamento. “É gratificante contribuir com ideias e realizações, como a ETE Lontra, para as discussões nacionais sobre a expansão do saneamento brasileiro”, afirmou.
Os secretários municipais de Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Frederico Prado e Joaquim Quintaneto, respectivamente, apresentaram o “Águas de Araguaína”, o projeto de saneamento integrado do município.
Eficiência operacional da ETE Lontra
Inaugurada em outubro de 2031, a ETE Lontra, que utiliza tecnologia holandesa, é referência pela eficiência e sustentabilidade no tratamento de esgoto. Localizada no Povoado Barra da Grota, a estação tem capacidade para tratar 395 litros por segundo, beneficiando mais de 190 mil habitantes na zona urbana do município.
A ETE Lontra é a maior do Tocantins e emprega a tecnologia Nereda®, por meio do uso de biomassa granular aeróbia, onde o lodo do esgoto é transformado em grânulos que são facilmente decantáveis. A base da tecnologia é biológica, e todo o processo é feito sem a adição de produtos químicos, tornando o tratamento mais eficiente.
Além disso, a estação contribui para a preservação do Rio Lontra, devolvendo o efluente limpo com alto padrão de eficiência. Isso beneficia não apenas o meio ambiente, mas também a saúde, educação e economia de toda a cidade.