SAÚDE

Gestores da SES-TO visitam unidades da Pasta em Araguaína

Em agenda institucional à cidade de Araguaína, os gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto e Luciano Lima visitaram as unidades da Pasta, para alinhamento dos processos de trabalho das equipes e verificação das estruturas físicas. Na ocasião, fizeram parte do roteiro, a Casa de Apoio e a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) ligadas do Hospital Regional de Araguaína (HRA); o Serviço Especializado em Reabilitação (SER); a Assistência Farmacêutica; a Regulação; o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a obra da Rede de Frios da Gerência de Imunização.

“Aproveitamos a agenda de entrega de leitos no HRA, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, para visitar nossos servidores que ficam em Araguaína. Esta aproximação é importante, pois otimiza os processos de trabalha e o resultado é mais eficiência na assistência à população”, afirmou o titular da SES-TO, Carlos Felinto, acrescentando que “em algumas unidades verificamos a necessidade de adequações físicas, como a Casa de Apoio, por exemplo, e já solicitamos da empresa responsável as devidas providências”.

Para a diretora geral do HRA, Cristiane Uchoa, “É muito bom quando os secretários acompanham de perto o trabalho das unidades, isso nos ajuda a resolver as questões corriqueiras com mais celeridade e melhora o nosso trabalho. Tudo isso faz com que quem é acolhido no Sistema Único de Saúde, tenha a solução do seu problema dentro do menor tempo possível e com a qualidade que precisam”.

O atendimento de qualidade mencionado pela diretora foi elencado pela paciente Luiza Parro, a qual foi acolhida para a realização de uma cirurgia eletiva no HRA. “Eu gostei muito da forma como me tratam aqui. O ambiente é novo e as pessoas atenciosas, além disso, estou feliz em fazer minha cirurgia”, afirmou.

Rede de Frios

A Rede de Frios, para a Gerência de Imunização da SES-TO é um espaço fundamental para  a conservação dos imunobiológicos, até a dispensação dos municípios referenciados, assegurando a preservação de suas características originais. 87% da obra já foi realizada e a previsão de entrega é junho de 2024. 

SER

O Serviço Especializado em Reabilitação (SER) visa reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual, com a finalidade de promover a inclusão social através da garantia de um atendimento de saúde de qualidade e com o máximo de eficiência. O espaço dispõe de equipe multiprofissional, as quais realizam consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, os quais serão concedidos pelo Governo do Tocantins.

Assistência Farmacêutica

A Assistência Farmacêutica (AF) tem como principal objetivo a execução de ações que garantam e ampliem o acesso da população a medicamentos que tenham qualidade, segurança e eficácia, promovendo o seu uso racional, sob orientação técnica e em estreita consonância com a Política Nacional de Saúde e de Assistência Farmacêutica.

UNACON

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Araguaína, oferece serviço de radioterapia, quimioterapia, braquioterapia e cuidados paliativos, com atendimento para pacientes de três regiões do Estado: Região de Saúde do Bico do Papagaio; Região de Saúde Meio Norte Araguaia; e Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia. O local conta com 15 leitos de quimioterapia; oito consultórios médicos para atendimentos em mastologia, ginecologia, cabeça e pescoço, cirurgia e dermatologia oncológica; quatro leitos de hospitalização e centro cirúrgico, com duas salas. 

Casa de apoio

A Casa de Apoio Gloria Moraes é destinada a pacientes acometidos pelo câncer e que estão realizando tratamento oncológico de quimioterapia, braquiterapia, radioterapia e oncologia clínica, na UNACON e tem uma equipe técnica qualificada, que realiza um trabalho humanizado junto às pessoas acolhidas. 

CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Araguaína oferece atendimento médico, assistencial, ambulatorial e lúdico à população referenciada. O serviço atende pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. 

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button